DSC03218

Informática cada vez mais presente em nosso dia a dia

Inclusão digital 

por Alex Nemet

DSC03218O que isso significa? É o nome dado ao processo de democratização do acesso às tecnologias da informação, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação. A inclusão digital volta-se também para o desenvolvimento de tecnologias que ampliem a acessibilidade para usuários com deficiência.

Para os alunos não é uma surpresa. As crianças que mal sabem falar, ler ou escrever estão com dedinhos nos tablets e celulares. Baixam os joguinhos e vídeos e que muitas vezes aparentam ser educativo incentivando assim seu aprendizado.

 A informática tem crescido conquistando seu espaço não apenas nas escolas como cada vez mais presente nas empresas e outros segmentos através da utilização de planilhas e relatórios.

 Universidades e Faculdades  em cursos online de nível superior ou simplesmente em um curso de reciclagem para carteira de motorista DETRAN fazem uso de recursos digitais para o acesso a suas ferramentas. Antigamente para fazer uma pesquisa havia a necessidade e locomoção da escola/casa para a biblioteca. Hoje fazemos pesquisas de forma online e rápida.

Com isso o curso de inclusão digital leva o aluno a conhecer as ferramentas da informática, assim facilitando o uso de computador, visto que isso é cada vez mais necessário ou por uma simples distração através de jogos, etc .

O acesso à informática não deve ser limitados a crianças, jovens ou adultos. A melhor idade tem-se mostrado interessada neste universo, acessando as redes sociais, por exemplo, para conversar com uma pessoa querida que esta longe. 

Com os avanços da tecnologia precisamos nos preparar e prepararmos a próxima geração a como lidar com tudo isso.