exportacao-de-artesanato

O artesanato e seus benefícios

Por Dayanna de Moraes Balisteiro Carlson

exportacao-de-artesanatoO artesanato teve seu início junto com a história do homem, percebemos que essa capacidade e habilidade vem de um dom dado por Deus logo no início da habitação na terra, havia necessidade de se produzir bens para utilidade rotineiras, e até mesmo adornos que já expressava a capacidade criativa e produtiva.
Segundo a história os primeiros artesãos surgiram bem no início quando o homem aprendeu a polir a pedra , a fabricar cerâmica e a tecer as fibras animais e vegetais criando assim uma identidade.
Apesar do  passar dos anos , com crescimento da tecnologia aprendida e com a revolução industrial, percebemos que este dom não morreu, o prazer de criar, de transformar com as nossas mãos é algo que motiva, alegra  e atrai muitas pessoas seja como hobbie, terapia ou profissão.
Existe um ditado popular “cabeça vazia é oficina do diabo”.  O ditado é antigo e parece exagerado, mas faz algum sentido quando olhamos a palavra de Deus em Filipenses 4:8  “Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, o que for de boa fama, se houver algo excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.”
Ocupar a nossa mente com algo produtivo é importante, as vezes em meio a situações tão difíceis do dia a dia, assim os psicólogos, terapeutas , psiquiatras e outros que estudam a mente sempre indicam atividades para seus pacientes manterem suas mentes ocupadas. É cientificamente comprovado que as técnicas manuais ajudam a melhorar o estado emocional e a auto estima.
Pra quem quer aproveitar todo esse benefício do artesanato e junto gerar renda para sua casa, é uma ótima oportunidade. Hoje com tudo industrializado e igual,  o artesanato está sendo considerado o “Novo Luxo”, ter uma peça exclusiva, feita a mão  tem feito este  mercado crescer.  Segundo o site do programa PEGN em 25/03/18 esse mercado movimenta cerca de R$ 50 Bilhões por ano no Brasil  sustentando cerca de 10 milhões de pessoas no país.
Sendo assim com todos esses benefícios,  que tal conhecer esse mundo tão criativo, quem sabe você irá se descobrir como um artesão pronto para desenvolver  novas habilidades e quem sabe uma nova profissão!